Capim Dourado = Fios de Luz

quinta-feira, agosto 14, 2014



Já escrevi  no Blog da KasaFlor sobre o "Valor do Artesanato", que é carregado de significados transformadores das relações de consumo, através da depreciação dos produtos industrializados em larga escala, pois carrega em si valores culturais, históricos e artísticos. Valores estes, que estão intrinsecamente ligados a história do artesanato desenvolvido com o "Capim Dourado"="Fios de Luz".


Para quem não conhece o "Capim Dourado", com seus fios luminosos, dourados como a cor do ouro, é uma espécie de palha bem característica da região do Jalapão que fica na divisa dos estados do Tocantins e Bahia, uma região árida de solo arenoso onde o Capim Dourado cresce nas veredas dos vales mais úmidos.

O Capim Dourado é uma espécie de Sempre-viva da família Eriocalauceae, cuja palha é utilizada para tecer uma grande variedade de peças de artesanato que vão desde acessórios pessoais como jóias, até peças de decoração entre outros objetos que ganharam o mercado dentro e fora do Brasil.


Considerado o "Tesouro do Tocantins", o Capim Dourado é uma matéria-prima exclusiva da região do Jalapão. O nome é dado devido a semelhança com o ouro, tanto na cor, quanto no brilho. Tendo sua tradição iniciada com dos Indios Xerentes, e sido passada de geração em geração, teve sua primeira aparição como artesanato para um grande público, em 1993, na primeira edição da FECOARTE (Feira de Folclore Comidas típicas e artesanato do Estado do Tocantins) realizada em Palmas-TO.


Hoje, o Capim Dourado é protegido por diversas leis que regulamentam as formas e épocas da colheita para evitar sua extinção. Assim, ele só pode ser extraído entre 20 de Setembro e 20 de Novembro. Além disso, foi proibido a retirada do material "in natura" e permitido apenas que as peças já prontas para comercialização saiam do Estado, visando a sustentabilidade social, ambiental e econômica do local. Com a produção do artesanato, os artesões do Jalapão, principalmente as mulheres, se sentem felizes por poder contribuir para melhorar o conforto de suas famílias. Saiba + AQUI.


O artesanato feito com Capim Dourado é cada vez mais valorizado em todo o mundo, sendo que seu maior foco de venda atualmente se dá através da exportação. Toda essa fama adquirida, aliada as leis que o cercam de proteção, o Capim Dourado faz jus ao seu nome tornando essa matéria-prima uma verdadeira jóia artesanal, bem como,  motivo de orgulho não só para a região do Jalapão, no Tocantins, como para todo o Brasil, um país que se firma cada vez mais como uma fonte repleta de riquezas naturais e se destaca em todo o mundo através da aplicação artística dessas mesmas fontes pelas mãos dos talentosos e notórios artesãos brasileiros.


Veja o post "Valor do Artesanato" AQUI.

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? espalhe essa idéia! Compartilhe!


Fontes: www.hak.com.br; rosembaum.com. Imagens: web

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)