A versatilidade dos Pergolados

quarta-feira, abril 09, 2014




Pergolados são elementos formados por pilares e vigas paralelas e vazadas. São muito utilizados para criar espaços levemente sombreados com diversos usos, tanto junto à edificação, como em áreas de jardim. Para entender melhor, a pérgola é uma peça simples que é usada repetidamente e com o mesmo espaçamento para criar uma área de cobertura, cujo conjunto denomina-se pergolado.

As pérgolas podem ser fixadas na parede da edificação, ou dispostas em estrutura independente em meio ao Jardim, neste caso, sendo sustentadas por colunas e vigas em geral feitas do mesmo material. O material mais utilizado para esse fim é a madeira parelhada, mas um pergolado pode ser feito com outros materiais como o bambu, metal, troncos naturais, concreto, alvenaria, etc.

Selecionei para este post, algumas estruturas de pergolados com diversas possibilidades de uso para sua apreciação e inspiração.

Exemplo de pergolado fixado na estrutura da edificação.

Neste exemplo de pergolado fixado na edificação, dá para perceber melhor o tipo de sombreamento parcial que é normalmente proporcionado por este tipo de estrutura.

Exemplo de pergolado independente da edificação criando um espaço
de descanso diferenciado no jardim.

Aqui com um design mais moderno, a estrutura de pergolado cria um estar
ao ar livre em área independente da edificação.

Nesse cantinho acolhedor, o pergolado coberto
de vegetação se veste de caramanchão.

Também com ares de caramanchão, o pergolado produz
leve sombreamento no espaço gourmet.

Nos muitos usos que uma estrutura de pergolado permite, os eventos se destacam.

Veja que romântico este altar sob um pergolado no meio do Jardim.

A estrutura de um pergolado permite ousar na decoração,
principalmente através dos elementos suspensos como luminárias.

Como os materiais e formas são diversos, é possível escolher o tipo de pergolado que se harmonize mais com a arquitetura existente. Quanto ao uso, as possibilidades também são várias fazendo com que o pergolado possa ser um elemento de transição de uma área interna para a externa, ou um espaço para o descanso, ou ainda, palco para eventos, dentre outros usos como vimos nos exemplos acima. Mas, seja qual for a estrutura e o uso, um pergolado, junto à uma edificação ou independente no meio do Jardim,  sempre contribui como um elemento personalizado, proporcionando espaços de sombra e frescor com muito charme aos seus usuários.

Não é à toa que os pergolados são os queridinhos de muitos arquitetos e paisagistas!

Abraços,
Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!


Imagens: Web.

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)