Dengue! Não no meu Jardim!

quarta-feira, janeiro 15, 2014




Verão é época de muito calor e também época de muita chuva. A chuva é bem vinda e a Natureza agradece, mas todos que cultivam plantas e jardins, de forma profissional ou amadora, devem estar atentos a correta manutenção para permanecerem livres do mosquito da Dengue. E nesse sentido a população tem papel fundamental na prevenção. Independente de ter plantas e jardins, todos devem ter o cuidado de não armazenar em seus pátios, quintais, terraços e varandas, objetos que possam reter água parada.

Dengue é coisa muito séria! Saiba mais sobre ela AQUI.

Cuidados simples como os listados a baixo podem contribuir para evitar uma epidemia.

  • Mantenha pátios, quintais, terraços, varandas e jardins livres de lixo e entulhos que atraem pragas e mosquitos, aliás estes itens não combinam com nada, muito menos com jardins.
  • Evite o uso dos pratinhos sob os vasos com plantas. Prefira vasos sem estes complementos que só comprometem a drenagem, além de favorecerem a procriação dos mosquitos na água que neles fica retida.
  • As regas das plantas em vasos devem servir apenas para umedecer o substrato (terra) e não lavá-lo. Junto com o excesso de água vão também os nutrientes, cuja ausência, empobrece a terra.
  • Outro cuidado muito importante é a atenção com os bebedouros dos pets. Troque a água diariamente e mantenha os recipientes sempre limpos. 
  • Espelhos d'água e pequenos lagos devem ter peixes que se alimentam de larvas de mosquitos e a água não deve ficar parada. Utilize bombas especificas para movimentar e oxigenar a água.
  • Piscinas devem ser tratadas o ano todo independente de usá-las ou não. Piscinas abandonadas tornam-se focos de milhares de mosquitos.
  • Faça a sua parte, repasse as dicas para os amigos e comunique as autoridades sobre áreas abandonadas que podem se transformar em locais de risco.



Abaixo segue dicas sobre o uso da borra de café utilizada no combate da Dengue. A borra de café é natural e não apresenta problemas que outros venenos podem ter, podendo inclusive, ser utilizada em hortas ecológicas que utilizam adubos e defensivos orgânicos. Uma outra super utilidade é seu uso para manutenção da água nas bromélias sem prejuízo para as plantas. Se você tiver bromélias, utilize a proporção de duas colheres (sopa) de borra para meio copo d'água para preencher os miolos destas plantas.




 Dengue! Não no meu jardim!
Se você tem um jardim ou áreas externas com plantas em vasos, vai aí + uma dica legal para impedir que o mosquito da dengue  invada seu espaço.
Borra de café:
 uma alternativa natural 
contra o Aedes aegypti
A bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (Campus de São José do Rio Preto), durante a pesquisa de sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti.
O processo, ao que parece, é extremamente simples e indicado especialmente para quem gosta de cultivar plantas em vasos: basta colocar borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins e dentro das rosetas das bromélias.

Conforme explicações da bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.

A pesquisa com a borra de café foi inspirada num estudo anterior, com moscas drosófilas (mosquinha da banana). "Embora a borra de café contenha várias substâncias potencialmente tóxicas para os insetos, acreditamos que a cafeína seja o princípio ativo que mata as larvas", explica Alessandra. A cafeína afeta as esterases, enzimas responsáveis por diversos processos fisiológicos, como a digestão, desenvolvimento juvenil (larvas na segunda fase), reprodução e, principalmente, resistência aos inseticidas químicos.


Como Fazer: A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres (sopa) de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas. A explicação é que o mosquito pode se desenvolver até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas, caixas d'água etc.).
"O detalhe é que a borra não precisa ser diluída em água para ser usada", destaca a bióloga.
Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Assim, a borra de café funcionaria também como um adubo ecologicamente correto.
Fontes: UNESP e www.estadao.com.br



Abraços,
Sejamos Felizes!


Lembrou de alguém que gostaria desse post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)