Telhados verdes

quarta-feira, junho 19, 2013



Os telhados verdes ou green roofs como são mundialmente conhecidos, transformaram-se numa tendência que veio para quebrar a monotonia dos telhados convencionais. Já há muito tempo populares na Europa, eles foram ganhado o mundo ao chamarem a atenção através dos seus vários benefícios como, a complementação da vegetação tradicional sem atrapalhar a infra-estrutura urbana, ao tornarem úteis os espaços "esquecidos" dos telhados convencionais.

Telhado Verde é o uso de vegetação na cobertura de edificações tanto residenciais, comerciais e industriais, cujo objetivo é melhorar o conforto térmico acústico do imóvel e a relação da edificação e o meio ambiente. Além de contribuir para reduzir a poluição ambiental comum às grandes cidades, e para estabilizar a umidade relativa do ar no entorno.

Universidade de Arte de Singapura

Conheça alguns benefícios dos Telhados Verdes:

  • Melhora as condições termo-acústicas do imóvel, tanto no inverno quanto no verão, dispensando ou minimizando o uso de sistemas de ar;
  • Contribui para a manutenção da umidade relativa do ar no entorno e também para a formação de microclima, melhorando a qualidade do imóvel e vizinhança;
  • Contribui para a formação de um mini-ecossistema, atraindo borboletas, joaninhas e pássaros;
  • Contribui no combate das chamadas "ilhas de calor", formadas nos centros urbanos pela presença excessiva de estruturas de concreto;
  • Contribui no combate ao aquecimento global, aumentando a área verde e o sequestro de carbono da atmosfera pela vegetação;
  • Ajuda no combate às enchentes em locais onde o solo é asfaltado e impermeabilizado pois aumenta o tempo de detenção da água da chuva, reduz a velocidade da água e também seu impacto geral;
  • É um excelente atrativo por pontos comerciais e residências, tornando-os mais vistosos, além de trazer mais harmonia, bem estar e beleza para os moradores ou ocupantes da edificação.
  • Os telhados verdes possuem uma duração maior do que os telhados convencionais e ainda reduzem os custos de energia contribuindo para que seus benefícios tornem-se dignos de seus custos.
Selecionei abaixo alguns exemplos de Telhados Verdes em diversas partes do mundo para sua apreciação e inspiração...

Cobertura viva no Frankfurt International Airport 
Cobertura Verde escalonada no edificio Acros Fukuoka - Japão
Cobertura Verde no Rockefeller Center - EUA
Coberturas Verdes no Namba Parks - Osaka - Japão
Cobertura Verde no Vancouver Convention Centre - Canadá
Coberturas Vivas no Hundertwasser House - Vienna
Cobertura Verde no Hotel Therme Rogner Bad Bluma - Vienna
Mega telhado Verde na fábrica da Ford em Dearborn, MI, EUA
Telhado Verde da Prefeitura de São Paulo - Brasil
Cobertura Viva - Forte Jefferson, de Dry Tortugas National Park - Flórida - EUA
Em países europeus como a Alemanha e a Suíça há leis que obrigam ao menos uma parte dos telhados das novas edificações a serem plantados. Assim, eles absorvem a água da chuva e cumprem a função da terra que o asfalto impediu. Além claro, dos benefícios do ar. No Brasil há tentativas no mesmo sentido apesar de os telhados verdes não serem ainda os mais contemplados. Mas já tramita na Camara Municipal de Curitiba, no Paraná, um projeto de lei que quer tornar obrigatória na cidade a implantação de Jardins Suspensos nos telhados das casas (saiba mais aqui).

Os telhados Verdes não se aplicam somente nas novas edificações, ou seja, pode ser aplicado em toda edificação desde que seja feita uma avaliação sobre as condições da mesma para este fim. E, nesse sentido, o primeiro passo para construir um telhado verde é contatar um engenheiro que avalie a estrutura da edificação para saber se a mesma comporta o peso que será acrescentado com o telhado verde. É possível ainda encontrar orientações adequadas em empresas especializadas que desenvolvem tecnologias para a implantação de telhados verdes leves, onde no lugar da terra é usado um sistema que mantém as características que a terra tem e que são fundamentais para as plantas como, lugar para fixação, aeração, acúmulo de água e nutrientes, porém sem peso.

Não resta dúvida que além de bonitos os telhados verdes são bons para o meio ambiente e consequentemente bons para o planeta. Vamos esperar que idéias como esta não sejam apenas um modismo mas, que vinguem  e prosperem contribuindo para a construção de um futuro sustentável e mais bonito.

Abraços,
Sejamos felizes!

Imagens: web/google.


Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa idéia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)