Jardins Verticais

sábado, maio 11, 2013

A verticalização das grandes cidades aliada a necessidade do contato com a Natureza, fez com que surgissem novas soluções para incorporar o verde em situações onde o espaço está restrito a verticalidade de paredes e muros. A implantação de espécies vegetais nas fachadas das mais diversas edificações fez do jardim vertical uma tendência que traz muitos benefícios ao meio ambiente como:

  • beleza estética,
  • personalização,
  • conforto térmico,
  • redução de ruídos externos,
  • minimização da poluição,
  • proteção de fachadas contra a radiação solar,
  • humanização de ambientes,
  • valorização do imóvel ou empreendimento onde é aplicado.
Espaços integrantes do sistema de áreas verdes de uma cidade, além de exercerem os inúmeros benefícios citados, com ênfase ao meio urbano, proporcionam principalmente a melhoria da qualidade de vida pelo fato de garantirem a preservação ambiental.


Um atributo muito importante, porém negligenciado, no desenvolvimento das nossas cidades é o da cobertura vegetal.

Nucci, 2008

A cidade não pode ser vista meramente como um mecanismo físico e uma construção artificial. Ela é envolvida nos processos vitais das pessoas que a compõe; é um produto da Natureza e particularmente da Natureza Humana.

Robert Ezra Park, 1973


São inúmeros os termos utilizados para denominar coberturas vegetais estruturadas verticalmente em edificações, tais como: Fachadas Vivas, Paredes Verdes, Jardins Verticais, Living Wall, Mur Vegetal,  etc. Independente do termo, os jardins verticais são desenvolvidos nas mais diversas paredes desde internas a grandes fachadas externas podendo ter um pequeno formato até cobrir grandes áreas com milhares de plantas.

Jardins Verticais: Forte Tendência Mundial - Londres - Fonte internet

Um dos principais interesses no desenvolvimento de jardins verticais, além do enriquecimento ornamental, é o fato de não necessitarem de muito espaço o que atribui a eles uma significativa vantagem na maioria das grandes metrópoles onde os espaços para áreas verdes são escassos, enquanto sobram paredes.

Embora recente esta nova modalidade de jardim, tem chamado muito a atenção de vários países principalmente na Europa com cidades que já têm programas de incentivo às construções ecológicas que contam com os jardins verticais em diversos projetos que visam a melhoria do clima urbano. Com vistas à esta perspectiva, num futuro próximo, esses jardins podem se tornar uma exigência em muitas partes do mundo.

Jardim Vertical de Patrick Blanc - FAAP - São Paulo - Brasil/ 2004

Na atualidade, o francês Patrick Blanc, especialista em botânica, é considerado um precursor dos Jardins Verticais. Integrando Arquitetura e Paisagem de forma sensível e inusitada, Patrick Blanc tira da Natureza a inspiração e a matéria prima para a execução de seus Jardins Verticais através da observação minuciosa de espécies vegetais em locais como despenhadeiros, entradas de cavernas e áreas rochosas, entre outras.

Jardim Vertical - Patrick Blanc - Madri - 2008

Nos Jardins Verticais de Patrick Blanc, A inspiração vem da Natureza...

Jardim Vertical Patrick Blanc - Museu do Quai Branly - Paris - 2005

Patrick criou uma técnica especial (protegida por copyright - direito autoral) com um mecanismo sustentável onde tudo convive em equilíbrio, proporção e harmonia, permitindo que seus Jardins sejam aplicados em grandes superfícies verticais com leveza e sem complicações com relação a manutenção, que promove a adubação e irrigação necessária para o desenvolvimento das plantas através de automação (sistema automático). Seus Jardins espalhados pelo mundo são como as obras de Arte da Natureza, repletos de paisagens ricas em vida e beleza. Saiba mais sobre os Jardins de Patrick Blanc.

Jardim Vertical - Patrick Blanc - Rua D'Alsase - Paris - 2008


Já o Jardim Vertical da National Gallery em Londres tem a Arte como Inspiração...

Os artistas sempre foram grandes comunicadores de mensagens quando através de suas obras transmitem visualmente sentimentos e o que querem dizer. A Arte é uma forma de comunicação por excelência que nas suas mais diversas manifestações permite dizer sem palavras.  Além de ser uma poderosa forma de comunicação, a Arte é também uma linguagem ampliada e generalizada que pode influenciar o observador de diversas formas desde transmitir diversos sentimentos, valores emoções modos de pensar e também de ver e sentir o mundo.



A Natureza inspira a Arte que inspira criações que reproduzem a Natureza.


Inspirado pela obra "Campo de Trigo com Ciprestes (1889) de Vincent Van Gogh, o "The Living Wall" - muro vivo - foi criado  através de um projeto da National Gallery de Londres patrocinado pela GE (General Elétric), com o intuito de trazer a Arte para a vida sensibilizando o público, para assim, reforçar a consciência ambiental sobre a importância da Natureza não só nas grandes metrópoles, como em nossas vidas. A pintura de Van Gogh foi escolhida por ter formas e cores que possibilitaram sua reprodução aproximada através das plantas vivas.

Living Wall "Muro Vivo" - National Gallery - Londres - 2011

Para a criação do Muro Vivo foram utilizadas mais de 8 mil plantas de 26 espécies diferentes, e, para criá-lo, foi desenvolvido um ensaio montando em vários módulos, a reprodução das formas da pintura de Van Gogh, dentro do próprio viveiro onde as plantas foram cultivadas para este fim. O objetivo do ensaio foi a visualização do resultado final antes da sua elaboração na fachada da National Gallery. Veja abaixo foto com o resultado e se quiser saber mais, veja o vídeo do Making of The Living Wall aqui.


Inspirados na Arte ou inspirados nas exuberâncias das flores e espécies vegetais os Jardins Verticais destacam a importância da Natureza confirmando o quanto ela faz parte da essência humana.

Abraços desejosos de que estes Jardins possam ser fonte de inspiração e também de esperança para preservação do meio ambiente e salvação dos seres que o habitam.

Sejamos Felizes!

Lembrou de alguém que gostaria do post? Espalhe essa ideia! Compartilhe!

Leia também!

0 comments

Todo comentário construtivo é bem vindo.
No entanto, comentários ofensivos, preconceituosos, mal educados ou incompreensíveis, serão apagados.
Comentários que sejam spam ou propaganda, que não tenham a ver com o conteúdo do post ou do blog, também serão apagados.
Se quiser contratar um serviço, utilize a página de Contato.

Obrigada pela visita!

Imagens no Blog

Imagens no Blog
Algumas das imagens usadas no blog são retiradas da web, onde nem sempre os devidos créditos são dados aos seus autores. Por isso, se você ver uma foto sua ou de algum conhecido por aqui, por favor entre em contato.

Quote do dia

"Eu agradeço pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou... Pela capacidade de me olhar mais devagar... já que muita gente já me olhou depressa demais. Olhe devagar cada coisa. Aceita o desafio de ver o que a multidão não viu. Entre cascalhos disformes, estranhos diamantes sobrevivem solitários. É bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos. A beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins."
(Pe. Fabio de Melo)